Alunos da ETEP participam do Torneio Regional de Robótica FIRST Lego League, em São Caetano do Sul

Doze estudantes irão compor o time que representará a instituição na competição, uma das mais importantes do segmento

Nos próximos dias 13 e 14 de fevereiro, doze alunos do Ensino Médio Técnico da Escola Técnica Professor Everardo Passos – ETEP de São José dos Campos representarão a instituição no Torneio Regional de Robótica FIRST Lego League (FLL®), em São Caetano do Sul. Os estudantes cursam eletrônica, informática, mecânica e mecatrônica e terão como desafio principal pesquisar e apresentar soluções de robótica para resolver problemas na sociedade.

A equipe recebe treinamento semanal e acompanhamento dos professores para a montagem de estratégias, programação dos movimentos do robô e ainda a realização de pesquisas referentes ao tema proposto pela organização do torneiro.

Durante a competição, eles criam o design, constroem e testam o robô totalmente autônomo e capaz de completar as missões, utilizando a tecnologia LEGO MINDSTORMS™.

Para a coordenadora de Cursos Técnicos da ETEP, Tânia Campos, a competição incentiva ainda mais a criatividade e o espírito de equipe dos alunos, através da realização de missões, onde é necessário utilizar além de conhecimentos técnicos, muita habilidade e criatividade. “Será preciso resolver problemas e propor soluções inovadoras. Este ano, a competição incentiva a criação de novos modelos para aprimorar algo que já existe, uma grande experiência e aprendizado proposta aos estudantes”, afirma.

O FLL® é um programa internacional concebido a partir de pesquisas sobre educação. Tem por objetivos: promover o ensino de ciência, tecnologia e matemática para alunos de 9 a 16 anos e fomentar o trabalho colaborativo. Fruto de uma parceria entre FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), organização norte-americana sem fins lucrativos, e o Grupo LEGO da Dinamarca, a primeira edição do FLL ocorreu em 1998. Atualmente mais de 230.000 alunos de 80 países participam do programa.

As regionais do torneio estão ocorrendo desde novembro do ano passado em diversos estados brasileiros. Nos próximos dias 19 e 21 de fevereiro (sexta e domingo) acontece a última etapa regional em Araras. Os melhores classificados em cada estado irão competir no Torneio Nacional em Brasília, em março de 2016.