Alunos da ETEP preparam embarque para campeonato internacional de robótica

Ansiosos, estudantes esperam trazer na mala prêmios e muitas experiências positivas. Viagem acontece na próxima terça-feira (08)

A ansiedade toma conta de um grupo de cerca de 30 alunos do ensino médio e cursos técnicos da ETEP – Escola Técnica Professor Everardo Passos que participam do maior campeonato de robótica do mundo. Estes alunos embarcam para Nova York (EUA), na próxima terça-feira (08), para apresentar o robô que representará a equipe no FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology).

A maioria do time espera trazer de volta na mala, além de prêmios, muitas experiências positivas. “O nosso processo de construção do robô foi muito produtivo. Enfrentamos desafios e nos unimos bastante. Fizemos tudo direitinho, dentro do prazo e estou torcendo para conquistar o máximo de prêmios”, comenta Bruno Marques, de 16 anos, aluno do curso técnico em eletrônica.

“Eles enfrentaram desafios, superaram dificuldades, abusaram da criatividade e das inovações. Tudo isso é uma soma extremamente positiva”, completa a coordenadora dos cursos técnicos da ETEP Tânia Campos.

Na edição de 2016, será o 13ª torneio que a ETEP disputará, tendo conquistado 18 prêmios, inclusive o mais cobiçado que é o Charman’s Award em dois anos (2007 no Brasil e 2012 em Nova Iorque), enfrentando equipes como NASA, GM e J&J americana, entre outras.

“Não existe nenhum projeto educacional como o programa FIRST. Ele faz com que os alunos entendam o verdadeiro significado de disciplina, a importância da dedicação e cumprimento de horários e prazos, desenvolvem a criatividade, o trabalho em grupo e as multitarefas, aprendendo de uma maneira ordenada”, comenta o professor Ronaldo Vaqueli, um dos orientadores do time.

O robô já foi enviado para Nova York e o time viaja no dia 08 de março, saindo da escola as 17h00. Irão representar a Instituição, 26 alunos e mais 03 professores, sendo 02 dos Cursos Técnicos e 01 da ETEP Faculdades. A Novelis – empresa líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio -, patrocina o time de robótica #1382 na FIRST ® Robotics Competition, competição internacional que vale uma vaga no Campeonato Mundial de Robótica. A edição de 2016 do torneio reunirá 4 mil equipes de alunos do Ensino Médio de diferentes países.

Sobre o FIRST – considerada a maior competição de robótica do mundo, a For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST) tem como princípio a formação do espírito de equipe no campo profissional.

Sobre o ETEP Team #1382 – criada em 2004 é uma das poucas equipes brasileiras que participam do FIRST. A cada ano, cerca de 15 alunos entram no time, juntando-se a membros que já estavam na equipe. Aqueles que já se formaram, atuam como mentores, auxiliando os estudantes no desenho e construção do robô e na definição da estratégia.

FIRST 2016

Embarque dos alunos: terça-feira (08)

Concentração: 16h, em frente à ETEP (Avenida Barão do Rio Branco, 882 – Jardim Esplanada, São José dos Campos – SP)

Informações à imprensa: Helen Camargo