Alunos da ETEP recebem orientações para competição internacional de robótica pela TV NASA

Enquanto muitos estudantes ainda estão curtindo as férias, os alunos que fazem parte da equipe de robótica da Escola Técnica Professor Everardo Passos (ETEP), já começam suas atividades.

No sábado (09/01) eles estiveram reunidos na escola para assistir a uma transmissão feita pela TV NASA, na qual foi feita ao vivo e simultaneamente para todo mundo a divulgação o desafio e as regras da edição de 2016 da maior competição de robótica do mundo, a FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology).

“É tudo muito organizado para que nenhuma equipe obtenha alguma informação antecipadamente e seja beneficiada, pois desafio revelado e em posse do kit básico de eletrônica vindo da sede do FIRST nos EUA, cada time tem apenas 6 semanas para projetar e construir seu robô competidor”, explica a coordenadora dos cursos técnicos da ETEP, professora Tânia Campos.

Esta será 13ª edição do torneio que a ETEP disputa, tendo conquistado 22 prêmios, inclusive o mais cobiçado que é o Charman’s Award em dois anos (2007 no Brasil e 2012 em Nova Iorque), enfrentando equipes como NASA, GM e J&J americana, entre outras. Os alunos da escola já estão inclusive inscritos para a regional de Nova Iorque da competição que acontece em março de 2016.

Sobre o ETEP Team #1382 – criada em 2004 é uma das poucas equipes brasileiras que participam do FIRST. A cada ano, cerca de 15 alunos entram no time, juntando-se a membros que já estavam na equipe, somando 30 integrantes. Aqueles que já se formaram, atuam como mentores, auxiliando os estudantes no desenho e construção do robô e na definição da estratégia.

Os novos membros da equipe são formados e selecionados pelo GERA (Grupo de Estudos de Robótica Avançada) criado com o intuito de formar na escola uma comunidade de estudos sobre robótica, composta por alunos dos cursos técnicos da ETEP.