enem 2018

Enem 2018

Enem 2018

A prova do Enem 2018 será realizada em dois domingos consecutivos – dias 4 e 11 de novembro.

No primeiro domingo os candidatos farão as provas de Ciências Humanas 45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol, a depender do que o candidato escolheu no momento da inscrição), além da redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo).

No segundo domingo é a vez das provas de Ciências da Natureza (45 questões de biologia, química e física) e Matemática (45 questões).

Com esse espaço de uma semana entre a primeira e a segunda prova, os candidatos poderão descansar, analisar o que funcionou em sua estratégia e revisar o conteúdo.

Mas é preciso tomar cuidado para que esse tempo não gere ainda mais ansiedade.

“O ideal, na semana entre as provas, é fazer uma revisão leve dos conteúdos mais frequentes nas provas de Matemática e Ciências da Natureza. Nada de desespero, nada de tentar tirar o atraso e ler a apostila inteira. Recomendamos que o estudante revise apenas os principais tópicos e resolva questões de anos anteriores”, recomenda Tony Manzi, professor de biologia e diretor do curso Maximize.

Fique ligado!

  • Caderno personalizado:Os cadernos de prova serão personalizados, com o nome e o número de inscrição do candidato impressos na capa, juntamente com o cartão de resposta, encartado na prova. Segundo o MEC, a medida é para aumentar a segurança do exame. Os quatro cadernos de cores diferentes serão mantidos.

 

  • Certificação: O exame não serve mais para obter o certificado do Ensino Médio. Essa função passará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 

  • Isenção da taxa: O MEC será mais rigoroso em relação às isenções de taxa para evitar fraudes. Quem solicita isenção por ter registro no CadÚnico, o banco de dados do governo federal para pessoas em situação de carência socioeconômica, deverá informar o Número de Identificação Social (NIS) no ato da inscrição. Caso um estudante isento da taxa não compareça ao exame, só poderá utilizar o benefício no ano seguinte caso comprove a ausência por meio de documento oficial ou atestado médico.

 

  • Notas das escolas: O resultado do Enem por escola, a partir das médias dos estudantes no exame, não será mais divulgado. Esse resultado costumava servir de base para a elaboração de ranking de qualidade das escolas. Segundo o MEC, o Enem foi concebido para avaliar estudantes do Ensino Médio e não escolas.

Calendário do Enem 2018

Enem 2018
2 a 15 de abril Pedido de isenção e justificativa de falta
23 de abril Resultado da solicitação de isenção
7 a 18 de maio Inscrições
Até 23 de maio (horário bancário) Pagamento da taxa de inscrição
28 de maio a 3 de junho Solicitação de atendimento pelo nome social
13 de outubro Confirmação do local de prova
4 e 11 de novembro Provas
14 de novembro Gabarito oficial
17 de janeiro de 2019 Divulgação dos resultados

Fonte: Grupo Saraiva

Categoria
Compartilhar
Conheça nossos cursos

Conheça
nossos
cursos

Técnico em Mecatrônica

Saiba mais

Técnico em Mecânica

Saiba mais

Técnico em Informática

Saiba mais

Técnico em Informática para Internet

Saiba mais