estudantes

Estudantes de ensino médio desenvolvem solução que combate a superbactérias da água

Um grupo de estudantes da Escola Técnica “Professor Everardo Passos” ETEP, que está se preparando para participar do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), desenvolveu uma solução que utiliza radiação UVC para eliminar superbactérias resistentes ao tratamento convencional que hoje é realizado pelas por estações de tratamento de água da maior parte das cidades.

Sobre o torneio

Anualmente, este torneio desafia jovens de 9 a 16 anos a usarem a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

Na Temporada 2017/2018 os participantes de 80 países foram estimulados a descobrir o que pode se tornar possível quando se entende o que acontece com a água.  Como parte do desafio da competição eles terão de atender 3 pilares que são: montar um robô que deve cumprir desafios enviados pela organização do evento, demonstrar capacidade de atuar e interagir como time e desenvolver um projeto de pesquisa inovador que proponha uma solução para um problema da sociedade. Foi este terceiro item que levou a pesquisa que sobre a forma de combater a superbactérias da água.

Os 22 alunos que participaram da pesquisa são estudantes do médio-técnico de mecânica, mecatrônica, eletrônica, informática e informática para web. Eles viajam no dia 22 de fevereiro para Belo Horizonte, onde participarão da etapa regional da competição.

Como os estudantes desenvolveram esta solução?

Para desenvolver o projeto, eles recebem treinamento semanal e acompanhamento dos professores para a montagem de estratégias, programação dos movimentos do robô e ainda a realização das pesquisas referentes ao tema proposto pela organização do torneiro. Durante a competição, eles criam o design, constroem e testam o robô totalmente autônomo e capaz de completar as missões, utilizando a tecnologia LEGO MINDSTORMS™.

SOBRE ETEP

A ETEP Faculdades, com unidades nas cidades de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, pertence ao Grupo Cetec Educacional S.A. que contabiliza mais de 20 mil alunos.

Desde a sua idealização, em 1956, a ETEP forma com excelência profissionais para atender às demandas do mercado de trabalho. Em vista disso, a história da instituição foi marcada pela constante evolução acompanhando a evolução do Vale do Paraíba e com isto sempre ofereceu cursos alinhados com as necessidades da sociedade.

Faz parte dessa história a EEI – Escola de Engenharia Industrial, instituição fundada nos anos 60 e que deu origem aos primeiros cursos superiores da ETEP na área de Engenharia. A EEI foi por muito tempo reconhecida como instituição de referência no ensino de engenharia, tendo formado profissionais de destaque com atuação em grandes empresas do país. Nos anos 2000, a Escola foi incorporada definitivamente à marca ETEP, que manteve sua tradição e qualidade.