ETEP Faculdades apoia alunos de rede pública em competição de robótica

Iniciativa estimula o processo de reflexão, cria procedimentos e aumenta o nível de concentração de jovens.

Reconhecida por utilizar a Programação e Robótica para desenvolver nos estudantes valores como autoconfiança, trabalho em equipe e determinação a Etep Faculdades vem ampliando essa iniciativa também aos estudantes da rede estadual.

Alunos do ensino médio da escola estadual Alceu Maynard Araújo no Jardim Motorama estão recebendo apoio da Etep Faculdades para desenvolver um robô que representará a escola e também o município na maior competição de robótica do mundo, o FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology).

Cerca de 10 alunos da escola Alceu Maynard, sob orientações de professores da Etep Faculdades, estão envolvidos na construção de um robô competidor que reúna imagem, eletrônica, mecânica e programação de robótica. “É muito gratificante para mim como educador ter a empresa que eu trabalho incentivando um projeto de desenvolvimento profissional e pessoal pra jovens que não tem tantas oportunidades, só me traz mais vontade e motivação”, ressalta Leonardo Machado Rosa professor da disciplina Processo de Fabricação.

Será a primeira vez que a escola estadual participará de um evento desse porte e para envolve-los num clima de competição a Etep Faculdades promove no dia 16 de fevereiro uma demonstração dos robôs das equipes competidoras de São José dos Campos. A demonstração será na quadra do ginásio, durante todo o dia, localizada no Campus Esplanada da Etep Faculdades na Avenida Barão do Rio Branco, 882 Jds. Esplanada.

No município somente três equipes participam da competição. São elas: Etep Team 1382 – da Etep; Cephatron 1860 – do Cephas; e Brazilian Storm 6404 – da EE Alceu Maynard Araujo. O Brasil é representado ao todo por sete equipes.

Todas as orientações aos alunos, tanto da rede estadual quanto do ensino médio-técnico da própria Etep, em conjunto com o desenvolvimento do projeto acontecem até o dia 21 de fevereiro, quando então serão encerradas as atividades para o embarque do robô ao FIRST. Além das orientações, a Etep Faculdades disponibilizará o monitoramento do professor orientador durante a competição nos EUA.

O evento oficial do FIRTS acontecerá em março, de 23 a 26 de março, em Hudson Valley (NY). A edição 2017 do torneio internacional de robótica reúne 3 mil equipes de alunos de ensino médio de diferentes países.

ETEP TEAM #1382 – A Etep Faculdades é representada na competição pela equipe Etep Team #1382. Esta será a 14ª temporada que o time representará a instituição de ensino. O time é formado por trinta e um alunos do médio-técnico dos cursos de mecânica, programação, eletrônica e marketing. Desde janeiro a equipe vem trabalhando no desafio de desenvolver um robô que possa cumprir de acordo com o tempo e as regras estabelecidas na competição que é de acertar as extremidades das torres com hélices por meio de bolas lançadas na vertical e horizontal. A equipe da Etep é patrocinada pela Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio.