O Projeto Circuito Carreiras da ETEP contempla os alunos dos 3º anos do Ensino Médio e Técnico

O projeto integrado da ETEP FACULDADES com o Circuito Carreiras atingirá os 200 alunos do 3º ano do Ensino Médio e Técnico em Mecânica, Mecatrônica, Eletrônica, Informática e Informática para Internet.

O programa apoia os estudantes na identificação de habilidades e talentos pessoais, conectando-os às principais tendências de carreiras ocupacionais. Por meio de palestras e atividades de autoconhecimento, os estudantes serão capacitados para identificar áreas e ambientes profissionais onde encontrarão as melhores oportunidades para expressar sua personalidade e conquistar sua empregabilidade.

Com a sólida formação técnica já oferecida pela ETEP, o aluno terá nesse Projeto a possibilidade de aumentar a sua empregabilidade e receber o apoio no desenvolvimento das competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho.

O Programa é composto por 4 fases e em cada fase um assunto é desenvolvido. Confira abaixo:

Currículo: elaboração e preparação – Sensibiliza o estudante sobre a importância de compatibilizar a escolha profissional com habilidades e competências pessoais. Desenvolve atividades de autoconhecimento, identificando as diversas influências que atuam no processo de definição da carreira profissional. Ensina o preparo de um bom currículo e o que deve ser contemplado.

A construção da imagem pessoal e profissional – Aborda as vantagens em ter uma boa imagem profissional, social e pessoal, com orientações sobre comportamento, postura e vestimenta adequados ao ambiente empresarial. Destaca a importância da expressão verbal para o marketing pessoal e em situações como a apresentação de um projeto, participação em equipes, entre outras.

Técnica de apresentação – Orienta sobre as etapas do processo seletivo, destacando a utilização das redes sociais na avaliação do candidato. Fornece dicas para atuação em processos seletivos virtuais, identificando as competências mais valorizadas pelas empresas.

Simulado – Apresenta estratégias para o desenvolvimento de competências que favoreçam a atuação em vários tipos de equipes com foco nos resultados. Orienta sobre ações necessárias para atuar com diferentes perfis de pessoas, bem como administrar conflitos de maneira assertiva.

Os encontros acontecerão nas seguintes datas, sempre na sala H10, as 14h00.

• 1º Encontro – datas 30/08 e 02/09
  • 2º Encontro – datas 13/09 e 16/09
  • 3º Encontro – datas 04/10 e 07/10
  • 4º Encontro – datas 08/11 e 11/11

O projeto será conduzido pelo Etep Carreiras, com o apoio da Coordenação dos Cursos Técnicos , em parceria com o Prof Wellington, da ETEP FACULDADES. A última oficina será ministrada pelo CIEE – Centro de Integração Escola Empresa.