tecnologia

Você sabe usar toda tecnologia que tem em mãos?

Você sabe usar toda tecnologia que tem em mãos?
Executivo dá dicas valiosas para organizar a rotina de trabalho com tecnologia

Não basta ter muita tecnologia nas mãos, é preciso usar os recursos que organizem realmente a rotina de trabalho. O conselho é de Marcelo Vallim, diretor de Novos Negócios de uma grande empresa de telecomunicações. Como todo empresário integrado ao mundo mobile, ele alia notebook, PC, tablet e smartphone na condução dos negócios por entender que cada minuto é fundamental no disputado mercado.

Tecnologia com inteligência

Antes de encher os dispositivos de apps corporativos, ele acredita que o bom uso do Office 365 – o pacote de programas mais completo da Microsoft para uso corporativo – atende quase a totalidade das necessidades dos executivos.  “O profissional de negócios precisa necessariamente ter espírito de equipe. E só consegue isso com boas ferramentas de colaboração. O 365 permite um alto grau de intensidade no trabalho. O Office padrão, por exemplo, disponibiliza e-mail gratuito (Outlook) mas não organiza sua rotina de trabalho e calendário como o do 365”, observa.

Ainda no 365, Vallim tece elogios ao aplicativo SharePoint, que permite que a equipe veja online, faça correções e continue compartilhando. “Quando trabalhamos com planilhas, por exemplo, alguém da equipe pode verificar e retificar uma célula. Ou seja, várias pessoas corrigem, todos colaboram”, explica. “É um ganho enorme de tempo e flexibilidade que antes não era possível apenas com a troca de e-mails.”

Gravar reunião online

Outro programa considerado essencial pelo executivo é o Lync Online, que permite aos usuários acesso a mensagens instantâneas, chamadas de áudio e vídeo e reuniões online completas. “O Lync é um uma espécie de Skype, só que mais profissional. Eu posso, por exemplo, gravar a reunião online. Também permite compartilhar documentos e até projetá-los simultaneamente na tela”, diz.

Em produtividade, ele destaca o programa Salesforce, considerado o melhor em CRM (gestão do relacionamento com o cliente), que integra as informações de vendas em campo. “É uma plataforma completa de gestão, que mostra o comportamento de vendas, de precificação. Podemos ver em tempo real as propostas, as etapas de negociação, o desenho das equipes de vendas por região e informações atualizadas dos clientes.”

Solução de comunicação

Vallim não dispensa uma boa solução de telefonia IP, como o sistema da Cisco, por exemplo, instalado há mais de um ano na empresa onde atua. “A telefonia IP, que junta a telefonia fixa e todas as móveis, aumenta muito a nossa disponibilidade. Por outro lado, é preciso saber a hora de desligar o sistema para não misturarmos a vida corporativa com a pessoal. Caso contrário, você acaba dando conta de que está trabalhando no domingo e falando com os pais durante a semana”, adverte.

Fonte: Vagas Profissões

Categoria
Compartilhar
Conheça nossos cursos

Conheça
nossos
cursos

Técnico em Mecatrônica

Saiba mais

Técnico em Mecânica

Saiba mais

Técnico em Informática

Saiba mais

Técnico em Informática para Internet

Saiba mais