fbpx

CONCURSO TALENTOS ETEP 2021 COM BOLSAS DE ATÉ 100% EM SUAS MENSALIDADES

Estão abertas as inscrições para o Concurso Talentos ETEP 2021. Há seis décadas a ETEP trabalha pelo bem maior que pode haver em uma sociedade, que é a educação. E nessa trajetória, temos o orgulho de ver muitos de nossos formandos trabalhando em grandes empresas, prosperando para um crescimento contínuo de nosso país.

E pensando no seu futuro profissional, disponibilizamos bolsas de até 100% em suas mensalidades. O concurso ocorrerá no dia 05/12 – Sábado às  09h da manhã, no Campus – Esplanada, com todas as medidas protetivas contra a disseminação do Covid-19.

As inscrições vão até o dia 03/12 sendo totalmente  gratuitas, as bolsas serão concedidas conforme o desempenho de cada candidato na avaliação e as notas serão divulgadas  no dia 09/12.

Não perca a oportunidade estude na Etep e reinvente o seu futuro profissional. Inscreva-se já através do link: https://bit.ly/2UqL9S5

Confira o Edital Concurso Talentos ETEP 2021 

 

#vempraetep

Vem aí o Simulado ENEM 2017

Nos dias 26 e 27 de setembro, A Escola Técnica “Professor Everardo Passos” (ETEP) realizará o simulado para os alunos dos 2ºs e 3ºs anos. A prova terá início às 8h e término às 12h.

No dia 26 a prova será composta por 90 questões de  Ciências Humanas e Natureza e  Linguagens, e no dia 27 o simulado  também terá 90  questões de  Matemática e Redação. O objetivo do simulado é ajudar o aluno a treinar para uma prova extensa como o ENEM, descobrir suas dificuldades e perceber o assunto que ainda deve ser reforçado. Segundo Claudia Moreira Guedes, diretora do Colégio Técnico da ETEP, “o simulado vai além do reforço dos conteúdos aprendidos na sala de aula pois também treina o controle do tempo, o nervosismo e a ansiedade para chegar na hora da prova preparado, sem desespero”.

Informações:

Simulado ENEM: 26 E 27 de setembro, das 8h às 12h

Dia 26/09 terça-feira: Ciências Humanas e Natureza (90 questões) 08h00 às 12h00

Dia 27/09 quarta-feira: Linguagens, Matemática (90 questões) e Redação 08h00 às 12h30

 

Local da prova: ETEP – Unidade Esplanada – Av. Barão do Rio Branco, 882 – Jardim Esplanada – São José dos Campos.

Começou nesta sexta (24) o torneio First Robotics

O Time ETEP #1382 Team, formado por alunos da ETEP –  Escola Técnica Professor Everardo Passos, começa hoje (23/03) sua participação no do torneio do FIRST Robotics Competition, maior disputa internacional de robótica estudantil. O evento acontece de 23 a 26 de março, em Hudson Valley (NY).

A competição está sendo transmitida ao vivo pela página oficial da ETEP no Facebook. Acompanhe:https://www.facebook.com/ETEPFaculdades

Sobre a equipe ETEP Team 1382

Desde janeiro eles vêm trabalhando no desafio de desenvolver um robô que possa cumprir o tempo e as regras estabelecidas na competição – neste ano o desafio é de acertar as extremidades das torres com hélices por meio de bolas lançadas na vertical e horizontal.

Esta será a 14ª temporada que a equipe ETEP TEAM representará a instituição, tendo conquistado inclusive o mais cobiçado prêmio, o Charman’s Award em dois anos (2007 no Brasil e 2012 em Nova Iorque), enfrentando equipes como NASA, GM e J&J americana, entre outras.

A equipe da ETEP é patrocinada pela Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio.

ETEP TEAM 1382 deixa o Brasil rumo à competição nos EUA

Estudantes da ETEP Faculdades partem em busca do título na maior competição de robótica no mundo.

Um grupo de 25 alunos do Ensino Médio Técnico da ETEP deixou São José nesta quarta-feira (22/03) rumo a Hudson Valley, em Nova York – EUA, para a maior competição de robótica – o FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). A competição acontecerá neste final de semana (23 e 24//03) e envolverá equipes do mundo inteiro.

Esta será a 14ª temporada que a equipe ETEP TEAM representará a instituição, tendo conquistado inclusive o mais cobiçado prêmio, o Charman’s Award em dois anos (2007 no Brasil e 2012 em Nova Iorque), enfrentando equipes como NASA, GM e J&J americana, entre outras.

Acompanhe a equipe na página oficial da ETEP Faculdades no Facebook: https://www.facebook.com/ETEPFaculdades

Torneio estimula alunos de São José a aprender ciências

Torneio estimula alunos de São José a aprender ciências

Tradicional torneio realizado na ETEP envolveu cerca de 200 alunos do ensino médio-técnico.

Na terça-feira (20) os alunos do ensino Médio-Técnico da ETEP participaram do torneio “Ponte de Macarrão”. Na competição os alunos se organizaram em grupos com o objetivo de construir uma ponte resistente utilizando o macarrão.

Para Miraci Silva, diretora e coordenadora do Ensino Médio da ETEP, o intuito do torneio é proporcionar uma relação da prática com o aprendizado teórico. “No torneio, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a ciência de modo prático, envolvente, divertido, competitivo e ao mesmo tempo traduz o espírito do trabalho em equipe”, ressalta.

A tradicional competição contou com a participação de cerca de 200 alunos que foram orientados por professores de Física da Instituição.

Fonte: Jornal Joseense

Alunos do ensino médio de São José participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos do ensino médio de São José participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Fase teórica da competição nacional conta com a participação dos estudantes da Escola Técnica “Professor Everardo Passos”

Na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, acontecerá a 2ª fase Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no Centro Educacional Santos Dumont, no bairro Floradas de São José, das 14h00 as 18h00.

Na 1ª fase da competição participaram de 42 alunos da ETEP MÉDIO TÉCNICO, todos do Projeto Gera (Grupo de Estudos de Robótica) , da Escola Técnica “Professor Everardo Passos”, com bons resultados.

Para a 2ª fase regional foram classificados da ETEP alunos dos Cursos Técnicos em Mecatrônica, são eles: Amir Sarout (6MTA) , Gabriel Faglione( 6MTA) Luan Henrique ( 6MTA) , Athos Xavier ( 4MTA) , Thiago Henrique (6MTA) , Antonio Mariano ( 4MTA) , Renato Gonzaga Rocha e Vinícius de Almeida Machado ( 4MTA) .

Os estudantes da ETEP já participam da OBR desde 2007 e os resultados são sempre muito positivos. Eles já conquistaram inúmeras medalhas e certificados que complementarão o currículo técnico.

Além disso, esta participação propicia que o aluno melhore seu relacionamento com a tecnologia, pois a robótica tem se tornado uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década. Em anos anteriores alunos da instituição de ensino receberam medalhas de ouro, prata e bronze.

Gincana na ETEP Faculdades celebra Olimpíadas 2016

Alunos do ensino Médio e Técnico participarão de atividades esportivas e solidárias.

No próximo dia 15 de agosto, a ETEP Faculdades promove a Gincana Esportiva, evento que mobiliza todos os alunos do ensino Médio e Técnico em atividades esportivas e solidárias em comemoração ao dia do aluno (11) e aos 60 anos da Instituição de Ensino.

A gincana terá como tema as Olimpíadas Rio 2016, e com o lema “Incluindo e integrando esporte e ação solidária com espírito olímpico”, cerca de 500 estudantes participarão de jogos esportivos, provas como cabo de guerra, corrida do saco, ping pong entre outras.

As equipes serão divididas por cores sendo, azul para os alunos de Mecânica e Web, verde para Informática e Eletrônica e vermelha para Mecatrônica. Além disso, durante a gincana serão arrecadados caixas de leite e óleo de cozinha para doação a entidades assistenciais da cidade escolhidas pelos próprios alunos. Todos os produtos arrecadados contarão pontos para a melhor equipe.

“A Gincana promove uma experiência prazerosa de aprendizagem, desenvolvendo entre os alunos valores como liderança, cooperação, trabalho em equipe, responsabilidade, consciência de cidadania e também tem dentre seus objetivos educar na e para a solidariedade”, afirma Fátima Ferreira orientadora educacional da ETEP.

O evento acontecerá no Ginásio Poliesportivo da unidade Esplanada e terá início às 8h, com o hino nacional e uma apresentação de dança elaborada pelos próprios alunos.

SERVIÇO

Gincana Esportiva dos alunos do ensino Médio/Técnico da ETEP Faculdades

Data: 15/08/16

Horário: das 8h às 13h

Local: ETEP Unidade Esplanada localizada na Av. Barão do Rio Branco,882 Jd. Esplanada São José dos Campos

Provas esportivas: vôlei, basquete, futsal, handball

Provas extras: pin pong, corrida do saco, cabo de guerra, corrida do ovo, revezamento do barril, etc.

Arrecadação: caixas de leite e óleo de cozinha

Time de robótica de São José dos Campos participa do BIG Festival 2016

O time de robótica da ETEP Faculdades de São José dos Campos participará de 25 de junho a 03 de julho do BIG Festival 2016.

O evento é o maior festival de jogos independentes da América Latina que traz este ano a temática ambiental como novidade na categoria de premiação.

A equipe terá como desafio apresentar um game desenvolvido a partir de temas como consumo consciente, redução de consumo de água ou energia e redução das emissões de carbono.

“O time de robótica está acostumado a enfrentaram desafios. Eles superaram as dificuldades e abusam da criatividade e das inovações. A participação no BIG Festival é uma soma extremamente positiva”, completa a coordenadora dos cursos técnicos da ETEP Tânia Campos.

Outra novidade é que os alunos realizarão demonstrações dos robôs construídos para a participação na FIRST® Robotics, competição mundial de robótica que acontece anualmente nos Estados Unidos. Além disso, os estudantes também dividirão espaço no painel que acontece no sábado (2) com o engenheiro de Melhoria Contínua da Novelis, Carlos Vinícius Castro, para discutir sua experiência com programação e como isso contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A Novelis – empresa líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio -, patrocina o time de robótica #1382 na FIRST ® Robotics Competition, competição internacional que vale uma vaga no Campeonato Mundial de Robótica. A edição de 2016 do torneio reuniu 4 mil alunos do Ensino Médio de diferentes países. O time de robótica da ETEP já conquistou 18 prêmios, inclusive o mais cobiçado que é o Charman’s Award em dois anos (2007 no Brasil e 2012 em Nova Iorque), enfrentando equipes como NASA, GM e J&J americana, entre outras.

Sobre o O BIG Festival

O Brazil’s Independent Games Festival é o maior festival de jogos independentes da América Latina. A cada edição, o BIG expõe os melhores jogos independentes do ano do mundo inteiro. Além do festival, também será realizado o BIG Business Forum, o BIG Impacto, o BIG Playable City, palestras, encontros e rodadas de negócios para o fortalecimento da indústria nacional de games. Ao todo, serão 52 mil reais em prêmios e 44 títulos em exposição que serão avaliados em categorias como Melhor Jogo, Melhor Jogo da América Latina, Melhor Jogo Brasileiro, Melhor Som, Melhor Arte, Melhor Narrativa, Melhor Gameplay, Inovação, Melhor Jogo Educacional ou de Impacto Social. Haverá também a categoria “Voto popular” em que os visitantes poderão experimentar gratuitamente cada um dos títulos e votar no seu favorito por meio do site oficial do evento.
4º BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival)

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro 1000 – Paraíso, SP

Dia: 25 de junho a 3 de julho (Segunda-feira, 27, o evento não abre)

De terça a sexta: 10h às 20h / Sábado e domingo: 10h às 18h

Entrada: Gratuita

Programação e Inscrição: http://principal.bigfestival.com.br/2016/

Fonte: Jornal Joseense News

Alunos da ETEP participam de competição de robótica

Alunos da ETEP participam de competição de robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática .

Por que uma olimpíada de Robótica?

Há dois pontos de vista sob os quais responder a esta pergunta: com foco na ferramenta educacional ou com foco no tipo de recurso humano formado. Em primeiro lugar, a robótica e a automação são áreas estratégicas para o país no caminho para o seu desenvolvimento. A robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década. Apesar de ser uma área em franca expansão no mundo, o Brasil tem se situado de forma marginal nessa área, arriscando-se a perder um imenso potencial para a geração de empregos, técnicas, tecnologias e produtos devido, principalmente, à falta de incentivo para a formação de recursos humanos na área.

Além de praticamente não produzir robôs em território nacional, o Brasil também não possui uma cultura que estimule uma maior utilização de tecnologias robóticas no parque tecnológico ou mesmo nas residências.

Divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente, e portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.

Sob o ponto de vista do ferramental tecnológico para educação, a robótica é uma tecnologia emergente que tem se tornado elemento praticamente obrigatório nas escolas modernas devido à sua possibilidade de atuação em diversas dimensões.

A temática associada aos robôs – representantes inatos das novas tecnologias no imaginário do jovem da atualidade – tem mostrado grande aceitação pelos mesmos. Mais do que isso, essa temática tem propiciado o surgimento de um novo leque de atividades práticas construtivas: kits robóticos têm sido frequentemente utilizados em escolas de primeiro grau à universidades, com excelentes resultados em todos os níveis em termos de mudança de paradigma para o aprendizado baseado na experimentação, trabalho em grupo e motivação do corpo discente.

Interessantes experiências têm demonstrado que a robótica pode atuar como inclusora, não apenas digitalmente ou tecnologicamente, mas socialmente, levando alunos a se integrarem de maneira efetiva à sua comunidade escolar e à sociedade. Mais do que isso, a robótica tem sido utilizada como ferramenta para o ensino de conteúdos transversais, tais como ciências, física, matemática, geografia, história e até mesmo português.

Dia do desafio ETEP mobiliza alunos do Ensino Médio

Na última quarta-feira (25), a população de 3.444 cidades de 19 países participam do Challenge Day, ou Dia do Desafio, uma competição saudável entre cidades e que visa a conscientização de mais qualidade de vida para o cidadão. No Brasil, são 1.323 municípios totalizando a adesão de 20 Estados.

No Vale do Paraíba foram várias cidades envolvidas, como São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, com programação diversificada que envolveu caminhada, corrida, jogos diversos, zumba, artes marciais e outras ações. O objetivo foi calcular no final qual dos municípios foi capaz de mobiliza o maior percentual de moradores em pelo menos 15 minutos de exercícios físicos.

A ETEP não ficou de fora, com seu próprio Dia do Desafio os alunos do Ensino Médio Técnico se envolveram em diversas atividades como: Queimada, Pula Corda em grupo, Cabo de Guerra, Alongamento, dentre outras. O desafio mobilizou mais 200 alunos do colégio.