Notícias

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MÉDIO TÉCNICO | 3 ANOS

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MÉDIO TÉCNICO | 3 ANOS

SOBRE O CURSO

Escola Técnica Professor Everardo Passos

Com alto índice de empregabilidade de seus alunos, o curso técnico em informática da ETEP forma profissionais aptos a desenvolver aplicações de hardware e software em diversos tipos de linguagens de programação e banco de dados, atuando também na implantação, operação de equipamentos de informática e serviços de redes de computadores.

SOBRE O MERCADO DE TRABALHO

A área continua demandando muitos profissionais e oferta de vagas costuma ser favorável. Porém, para fugir da concorrência, é necessário investir em cursos de qualidade e com boa reputação no mercado.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Ao fazer um curso técnico em informática você terá a oportunidade de atuar em praticamente todos os setores da economia, incluindo indústrias, serviços, além de ter grande chance de atuar como autônomo em projetos empreendedores.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

  • Total são 6 aulas no período da manhã e até 5 aulas a tarde (dependendo do curso).
  • Aulas com 50 minutos de duração cada.
  • Divisão dos cursos: Ensino Médio (3 anos) e Técnico (6 semestres).

O curso prevê 400 horas de Estágio Profissional Supervisionado.

Coordenação

Guilherme Carvalho

MANHÃ / TARDE (INTEGRAL)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE 400 HORAS.

FORMAÇÃO VOLTADA PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Os alunos do Ensino Médio-Técnico da ETEP deverão estagiar um período mínimo 400 horas, com jornada de trabalho de no máximo 6 horas diárias e 30 horas semanais, com direito a recesso na forma da Lei. O estágio supervisionado é uma das mais eficientes formas de propiciar ao estudante a complementação para alcance do perfil profissional, pois coloca o aluno em contato direto com a realidade do mercado de trabalho. O processo de estágio é uma atividade curricular, um ato educativo intencional da instituição de ensino que deve ser realizado ao longo do curso. Quanto ao aspecto legal, o estágio supervisionado representa a complementação curricular obrigatória, para que o aluno faça justo o diploma. O Estágio faz parte do projeto pedagógico e visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do estudante.

PROJETOS PRÁTICOS

Expo ETEP

Tradicional na cidade, a feira reúne projetos e atividades desenvolvidas por alunos com o intuito de promover inovações aplicáveis em diversas áreas do mercado atual de trabalho.

Lego League – FLL®

A equipe da ETEP recebe treinamento semanal e acompanhamento dos professores para a montagem de estratégias, programação dos movimentos do robô e ainda a realização de pesquisas referentes ao tema proposto pela organização do torneiro.

First Robotics

Considerada a maior competição de robótica do mundo, a For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST) tem como princípio a formação do espírito de equipe no campo profissional.

DEPOIMENTOS

Apesar de várias pessoas da minha família terem estudado aqui, quando entrei me surpreendi. É muito incrível o que vivemos aqui. Somos preparados tanto para o mercado de trabalho, quanto pra universidade.

Karla Melissa de Carvalho Yelisetty

15 anos - Mecatrônica
As oportunidades que tive aqui foram muito legais! Com a ETEP tenho conhecimento técnico e profissional. Hoje percebo que quando eu tenho um objetivo, com foco, eu chego lá.

Maria Julia Rachid da Costa

16 anos - Eletrônica
A ETEP é um mundo incrível. Me sinto numa empresa profissional, então consigo me ver lá na frente, já trabalhando de verdade.

Lúcia Helena Dias

14 anos - Mecatrônica

CARREIRAS

O Departamento de Carreiras trabalha para ser o elo entre alunos e ex-alunos com o mercado empregador. É uma ferramenta acadêmica poderosa e estratégica que coloca uma lente de aumento sobre os talentos, conscientizando e estimulando o crescimento e o amadurecimento profissional dos alunos. Muito mais do que ofertar vagas, o Carreiras realiza constantemente oficinas e eventos diversos com o intuito de promover canais de relacionamento e trocas de experiências, propondo alternativas claras e nítidas de melhoria para alunos e egressos.

Apoio para Estágios

Contato com a empresa e suporte para as documentações.

Mural de Vagas

Convênio com mais de 1500 empresas da região que constantemente possuem oportunidades de estágios e vagas efetivas.

Banco de Currículos

As empresas procuram a Instituição buscando indicações para as vagas.

Visitas Técnicas

Proporcionar vivência prática.

Parcerias

Integradoras ABRE, NUBE e CIEE.

Recrutamento

Processos de recrutamento e/ou cadastramento “in loco”.

Processo Seletivo

Processos seletivos “in loco”.

Desenvolvimento

Oficinas Regulares de capacitação e desenvolvimento. Palestras regulares com temas atuais.

INFRAESTRUTURA