Notícias

TÉCNICO EM MECÂNICA

MÉDIO TÉCNICO | 3 ANOS

TÉCNICO EM MECÂNICA

MÉDIO TÉCNICO | 3 ANOS

SOBRE O CURSO

Escola Técnica Professor Everardo Passos

Com um alto índice de empregabilidade dos alunos, o curso técnico em Mecânica tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar nas atividades referentes ao projeto, implantação, operação e manutenção de equipamentos mecânicos, planejamento da produção, gestão da qualidade e outras atividades do processo industrial, coordenando e participando de equipes de trabalho.

SOBRE O MERCADO DE TRABALHO

O curso de mecânica oferece um dos melhores salários de nível médio do Brasil, segundo dados do Banco Nacional de Empregos. É uma área pouco suscetível a crises e indispensável para indústrias e fábricas dos mais diversos portes e ramos de atuação. É umas das áreas com maior índice de empregabilidade. Bons profissionais geralmente conseguem se alocar rapidamente no mercado de trabalho.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Indústrias diversas (automobilística, farmacêutica, química, agrícola, etc.), ferramentarias, empresas de peças, logística entre outros. As áreas de atuação são muitas!

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

  • Total são 6 aulas no período da manhã e até 5 aulas a tarde (dependendo do curso).
  • Aulas com 50 minutos de duração cada.
  • Divisão dos cursos: Ensino Médio (3 anos) e Técnico (6 semestres).

O curso prevê 400 horas de Estágio Profissional Supervisionado.
Possibilidade de tirar o CREA.

Coordenação

Guilherme Carvalho

MANHÃ / TARDE (INTEGRAL)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE 400 HORAS.

FORMAÇÃO VOLTADA PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Os alunos do Ensino Médio-Técnico da ETEP deverão estagiar um período mínimo 400 horas, com jornada de trabalho de no máximo 6 horas diárias e 30 horas semanais, com direito a recesso na forma da Lei. O estágio supervisionado é uma das mais eficientes formas de propiciar ao estudante a complementação para alcance do perfil profissional, pois coloca o aluno em contato direto com a realidade do mercado de trabalho. O processo de estágio é uma atividade curricular, um ato educativo intencional da instituição de ensino que deve ser realizado ao longo do curso. Quanto ao aspecto legal, o estágio supervisionado representa a complementação curricular obrigatória, para que o aluno faça justo o diploma. O Estágio faz parte do projeto pedagógico e visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do estudante.

PROJETOS PRÁTICOS

Expo ETEP

Tradicional na cidade, a feira reúne projetos e atividades desenvolvidas por alunos com o intuito de promover inovações aplicáveis em diversas áreas do mercado atual de trabalho.

Lego League – FLL®

A equipe da ETEP recebe treinamento semanal e acompanhamento dos professores para a montagem de estratégias, programação dos movimentos do robô e ainda a realização de pesquisas referentes ao tema proposto pela organização do torneiro.

First Robotics

Considerada a maior competição de robótica do mundo, a For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST) tem como princípio a formação do espírito de equipe no campo profissional.

DEPOIMENTOS

Apesar de várias pessoas da minha família terem estudado aqui, quando entrei me surpreendi. É muito incrível o que vivemos aqui. Somos preparados tanto para o mercado de trabalho, quanto pra universidade.

Karla Melissa de Carvalho Yelisetty

A ETEP é um mundo incrível. Me sinto numa empresa profissional, então consigo me ver lá na frente, já trabalhando de verdade.

Lúcia Helena Dias

Trabalhar com projetos é incrível porque abre um leque de possibilidades que a sala de aula somente não passa. Aprendemos aqui que ninguém faz nada sozinho. Trabalhar em equipe, aprender a liderar, cumprir metas, são diferenciais que outra instituição não tem.

Giovanni da Cunha Pinto Domingues

CARREIRAS

O Departamento de Carreiras trabalha para ser o elo entre alunos e ex-alunos com o mercado empregador. É uma ferramenta acadêmica poderosa e estratégica que coloca uma lente de aumento sobre os talentos, conscientizando e estimulando o crescimento e o amadurecimento profissional dos alunos. Muito mais do que ofertar vagas, o Carreiras realiza constantemente oficinas e eventos diversos com o intuito de promover canais de relacionamento e trocas de experiências, propondo alternativas claras e nítidas de melhoria para alunos e egressos.

Apoio para Estágios

Contato com a empresa e suporte para as documentações.

Mural de Vagas

Convênio com mais de 1500 empresas da região que constantemente possuem oportunidades de estágios e vagas efetivas.

Banco de Currículos

As empresas procuram a Instituição buscando indicações para as vagas.

Visitas Técnicas

Proporcionar vivência prática.

Parcerias

Integradoras ABRE, NUBE e CIEE.

Recrutamento

Processos de recrutamento e/ou cadastramento “in loco”.

Processo Seletivo

Processos seletivos “in loco”.

Desenvolvimento

Oficinas Regulares de capacitação e desenvolvimento. Palestras regulares com temas atuais.

INFRAESTRUTURA