Notícias

TÉCNICO EM MECATRÔNICA

MÉDIO TÉCNICO | 3 ANOS

TÉCNICO EM MECATRÔNICA

MÉDIO TÉCNICO | 3 ANOS

SOBRE O CURSO

Escola Técnica Professor Everardo Passos

Um dos cursos com maior demanda do mercado e com maior procura no nível médio, o curso técnico em mecatrônica abrange conhecimentos nas áreas de mecânica, eletrônica e informática para criar inteligência artificial e desenvolver projetos de automação. Quem faz participa do planejamento, instalação, operação e manutenção de sistemas utilizados em processos industriais automatizados, visando a qualidade e produtividade desses meios.

SOBRE O MERCADO DE TRABALHO

As indústrias de automação seguem em alta e a oferta de vagas, também. Os salários estão entre os melhores de nível médio e faltam profissionais qualificados no mercado. Buscar uma instituição de renome, como a ETEP, garantirá a diferenciação no futuro.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O campo de trabalho para o técnico em mecatrônica é vasto, pois suas atividades são necessárias em praticamente em todos os ramos industriais.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

  • Total são 6 aulas no período da manhã e até 5 aulas a tarde (dependendo do curso).
  • Aulas com 50 minutos de duração cada.
  • Divisão dos cursos: Ensino Médio (3 anos) e Técnico (6 semestres).

O curso prevê 400 horas de Estágio Profissional Supervisionado.

Coordenação

Guilherme Carvalho

MANHÃ / TARDE (INTEGRAL)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE 400 HORAS.

FORMAÇÃO VOLTADA PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Os alunos do Ensino Médio-Técnico da ETEP deverão estagiar um período mínimo 400 horas, com jornada de trabalho de no máximo 6 horas diárias e 30 horas semanais, com direito a recesso na forma da Lei. O estágio supervisionado é uma das mais eficientes formas de propiciar ao estudante a complementação para alcance do perfil profissional, pois coloca o aluno em contato direto com a realidade do mercado de trabalho. O processo de estágio é uma atividade curricular, um ato educativo intencional da instituição de ensino que deve ser realizado ao longo do curso. Quanto ao aspecto legal, o estágio supervisionado representa a complementação curricular obrigatória, para que o aluno faça justo o diploma. O Estágio faz parte do projeto pedagógico e visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do estudante.

PROJETOS PRÁTICOS

Expo ETEP

Tradicional na cidade, a feira reúne projetos e atividades desenvolvidas por alunos com o intuito de promover inovações aplicáveis em diversas áreas do mercado atual de trabalho.

Lego League – FLL®

A equipe da ETEP recebe treinamento semanal e acompanhamento dos professores para a montagem de estratégias, programação dos movimentos do robô e ainda a realização de pesquisas referentes ao tema proposto pela organização do torneiro.

First Robotics

Considerada a maior competição de robótica do mundo, a For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST) tem como princípio a formação do espírito de equipe no campo profissional.

DEPOIMENTOS

As oportunidades que tive aqui foram muito legais! Com a ETEP tenho conhecimento técnico e profissional. Hoje percebo que quando eu tenho um objetivo, com foco, eu chego lá.

Maria Julia Rachid da Costa

A formação técnica e os projetos me proporcionaram um desenvolvimento muito grande. Aqui trabalhamos como numa empresa, cada um com função definida, metas a serem cumpridas. Me sinto à frente de outros amigos que não fizeram um curso técnico.

Otavio Augusto Gonzaga de Farias

A ETEP é um mundo incrível. Me sinto numa empresa profissional, então consigo me ver lá na frente, já trabalhando de verdade.

Lúcia Helena Dias

CARREIRAS

O Departamento de Carreiras trabalha para ser o elo entre alunos e ex-alunos com o mercado empregador. É uma ferramenta acadêmica poderosa e estratégica que coloca uma lente de aumento sobre os talentos, conscientizando e estimulando o crescimento e o amadurecimento profissional dos alunos. Muito mais do que ofertar vagas, o Carreiras realiza constantemente oficinas e eventos diversos com o intuito de promover canais de relacionamento e trocas de experiências, propondo alternativas claras e nítidas de melhoria para alunos e egressos.

Apoio para Estágios

Contato com a empresa e suporte para as documentações.

Mural de Vagas

Convênio com mais de 1500 empresas da região que constantemente possuem oportunidades de estágios e vagas efetivas.

Banco de Currículos

As empresas procuram a Instituição buscando indicações para as vagas.

Visitas Técnicas

Proporcionar vivência prática.

Parcerias

Integradoras ABRE, NUBE e CIEE.

Recrutamento

Processos de recrutamento e/ou cadastramento “in loco”.

Processo Seletivo

Processos seletivos “in loco”.

Desenvolvimento

Oficinas Regulares de capacitação e desenvolvimento. Palestras regulares com temas atuais.

INFRAESTRUTURA