MÉDIO TÉCNICO | 3 ANOS

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

SOBRE O CURSO

Escola Técnica Professor Everardo Passos

O desenvolvimento de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), automação industrial e eletrônica embarcada em veículos e equipamentos, aumenta a necessidade de profissionais que saibam lidar com sistemas eletrônicos complexos e altamente integrados, aquecendo o mercado para técnicos em eletrônica.
O curso proporciona conhecimentos em circuitos elétricos, manutenção de sistemas eletrônicos, microcontroladores e automação industrial. Os alunos saem capacitados para trabalhar com equipamentos modernos e solucionar problemas em sistemas eletrônicos de alta complexidade.
Área de atuação: O técnico em eletrônica pode atuar em áreas como telecomunicações, automação industrial, manutenção de equipamentos eletrônicos, eletrônica embarcada e em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O campo de trabalho para o técnico em eletrônica é vasto, pois suas atividades são necessárias em praticamente em todos os ramos industriais.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Total de 6 a 7 aulas no período da manhã (dependendo do curso).
Aulas com 50 minutos de duração cada.
Divisão dos cursos: Ensino Médio (3 anos) e Técnico (6 semestres).

Coordenação

Janaina Siqueira

MANHÃ

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OPCIONAL.

FORMAÇÃO VOLTADA PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Os alunos do Ensino Médio-Técnico da ETEP poderão estagiar com jornada de trabalho de no máximo 6 horas diárias e 30 horas semanais, com direito a recesso na forma da Lei. O estágio supervisionado é uma das mais eficientes formas de propiciar ao estudante a complementação para alcance do perfil profissional, pois coloca o aluno em contato direto com a realidade do mercado de trabalho. O processo de estágio é uma atividade extracurricular, um ato educativo recomendado pela instituição de ensino que deve ser realizado ao longo do curso. Quanto ao aspecto legal, o estágio supervisionado não representa uma complementação curricular obrigatória, para que o aluno faça justo o diploma. O Estágio faz parte do projeto pedagógico e visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização extracurricular, objetivando o desenvolvimento do estudante.

Projetos Práticos

EXPO ETEP

Tradicional na cidade, a feira reúne projetos e atividades desenvolvidas por alunos com o intuito de promover inovações aplicáveis em diversas áreas do mercado atual de trabalho.

Lego League – FLL®

A equipe da ETEP recebe treinamento semanal e acompanhamento dos professores para a montagem de estratégias, programação dos movimentos do robô e ainda a realização de pesquisas referentes ao tema proposto pela organização do torneiro.

First Robotics

Considerada a maior competição de robótica do mundo, a For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST) tem como princípio a formação do espírito de equipe no campo profissional.

Depoimentos

A formação técnica e os projetos me proporcionaram um desenvolvimento muito grande. Aqui trabalhamos como numa empresa, cada um com função definida, metas a serem cumpridas. Me sinto à frente de outros amigos que não fizeram um curso técnico.

Otavio Augusto Gonzaga de Farias
17 anos – Mecatrônica

A ETEP é um mundo incrível. Me sinto numa empresa profissional, então consigo me ver lá na frente, já trabalhando de verdade.

Lúcia Helena Dias
14 anos – Mecatrônica

As oportunidades que tive aqui foram muito legais! Com a ETEP tenho conhecimento técnico e profissional. Hoje percebo que quando eu tenho um objetivo, com foco, eu chego lá.

Maria Julia Rachid da Costa
16 anos – Eletrônica

CENTRAL DE ESTÁGIO

A Central de estágio trabalha para ser o elo entre alunos e ex-alunos com o mercado empregador. É uma ferramenta acadêmica poderosa e estratégica que coloca uma lente de aumento sobre os talentos, conscientizando e estimulando o crescimento e o amadurecimento profissional dos alunos. Muito mais do que ofertar vagas, o Carreiras realiza constantemente oficinas e eventos diversos com o intuito de promover canais de relacionamento e trocas de experiências, propondo alternativas claras e nítidas de melhoria para alunos e egressos.

Apoio para Estágios

Contato com a empresa e suporte para as documentações.

Mural de Vagas

Convênio com empresas da região que constantemente possuem oportunidades de estágios e vagas efetivas.

Banco de Currículos

As empresas procuram a Instituição buscando indicações para as vagas.

Visitas Técnicas

Proporcionar vivência prática.

Parcerias

Integradoras NUBE e CIEE.

Recrutamento

Processos de recrutamento e/ou cadastramento “in loco”.

Processo Seletivo

Processos seletivos “in loco”.

Desenvolvimento

Oficinas Regulares de capacitação e desenvolvimento. Palestras regulares com temas atuais.